A UTILIZAÇÃO DE ANIMAIS NO CIRCO


Os animais não são palhaços!


O circo é um espectáculo muito antigo. Desde sempre que, os animais têm vindo a ser utilizados no mesmo, servindo de chamariz para atrair mais público.

Até certa altura, a quantidade de animais no circo reflectia a sua riqueza e a qualidade do espectáculo. Circo sem animais era um circo pobre que não valia a pena ser visto.

            Entretanto, as mentalidades evoluíram e, com a ajuda da comissão de protecção dos animais, a opinião de biólogos, cientistas e pensadores credenciados, a utilização de animais no circo passou a gerar grande controvérsia.

Há correntes que continuam a defender a utilização dos animais no circo, argumentando que os mesmos enriquecem o espectáculo, promovem a protecção de espécies em vias de extinção, como o elefante, e contribuem para a manutenção de postos de trabalho.

Mas, por outro lado, existem outras correntes que condenam a utilização de animais no circo, uma vez que, os animais são constantemente mal tratados, para realizarem exercícios e truques que aprenderam de uma maneira extremamente violenta.
Os maus tratos são variados: desde açoites, choques eléctricos, espancamento com barras de ferro e de madeira, queimaduras nas patas, chegando ao ponto de os dentes e as garras serem arrancados para diminuir o perigo de ataque.
Estes animais são mantidos em jaulas minúsculas, sem as mínimas condições de higiene, passam semanas sem ingerir qualquer tipo de alimento, começam a desenvolver comportamento neuróticos, chegando inclusive a automutilarem-se e a praticar o canibalismo.

Substituir animais por arte é uma tendência mundial e irreversível. Cada animal utilizado em circo significa um emprego a menos, um artista desempregado, um malabarista nas ruas, e um animal escravizado.

Ao proibir a utilização de animais, mais oportunidades de empregos para artistas de talento inquestionável serão criadas, a diversão continua garantida e a sociedade será mais justa.

A denúncia é um acto de cidadania e o primeiro passo para o cumprimento das leis, logo, qualquer pessoa pode colaborar denunciando qualquer tipo de maus-tratos e abusos. Os animais têm que ser respeitados e não tratados como palhaços!


Sem comentários:

Enviar um comentário